Os ambientes informatizados apresentam-se como ferramentas de grande potencial frente aos obstáculos inerentes ao processo de aprendizagem. Tais ferramentas possibilitam mudança dos limites entre o concreto e o abstrato. O computador, inserido no contexto educacional, permite criar um novo tipo de objeto - os objetos ‘concreto-abstratos’. Concretos porque existem na tela e podem ser manipulados; abstratos por se tratarem de realizações feitas a partir de construções.
Durante alguns anos, a linguagem Logo se apresentou como uma das poucas ferramentas computacionais, se não a única, que tinha como concepção pedagógica que ‘só se aprende fazendo, experimentando, investigando’. Atualmente, já dispomos de programas com características que os tornam potentes ferramentas para o ensino da Matemática dentro de uma perspectiva construtivista e contrucionistas. São programas onde os alunos podem modelar, analisar simulações, fazer experimentos, conjeturar.
As escolas públicas brasileiras estão recebendo Laboratórios de Informática, com função educativa e esta informatização apresenta um número significativos de softwares educacionais direcionados ao ensino da matemática.
Cito alguns softwares e aplicativos disponíveis nas distribuições dos LIE.
Sistema Operacional LINUX EDUCACIONAL 2.o ou superiores.
Calculadoras e cadernos interativos
Ambiente de programação LOGO (super-logo).
Régua e compasso
KING
Planilha eletrônica
Editor de texto
Editor de apresentação de slides
Ambientes de Aprendizagem do RIVED
Obras de Domínio Público
.................
Este evento não é somente uma distribuição de meios tecnológicos, mais distribuir elementos teóricos que os envolvam em um processo de resolução de problemas, o qual possibilite a compreensão de novas tecnologias no ensino e a compreensão de algumas maneiras de se integrar a tecnologia como uma ferramenta didático-pedagógica no ambiente de aprendizagem. E ainda apresentação e discussão sobre referências teóricas que abordam a integração das tecnologias na educação, com enfoque nas mídias tecnológicas, na sala de aula.
É bom lembrar que uma boa metodologia atrelada à tecnologia traz qualidade no ensino.
Temos ainda a possibilidade de particiapar de programas de formação continuada, cito: Curso de Introduçao à Educação Digital (40 horas) e Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC(100 horas) Monistrados pelos NTEs e NTMs espalhados por esse imenso Brasil
Durante alguns anos, a linguagem Logo se apresentou como uma das poucas ferramentas computacionais, se não a única, que tinha como concepção pedagógica que ‘só se aprende fazendo, experimentando, investigando’. Atualmente, já dispomos de programas com características que os tornam potentes ferramentas para o ensino da Matemática dentro de uma perspectiva construtivista e contrucionistas. São programas onde os alunos podem modelar, analisar simulações, fazer experimentos, conjeturar.
As escolas públicas brasileiras estão recebendo Laboratórios de Informática, com função educativa e esta informatização apresenta um número significativos de softwares educacionais direcionados ao ensino da matemática.
Cito alguns softwares e aplicativos disponíveis nas distribuições dos LIE.
Sistema Operacional LINUX EDUCACIONAL 2.o ou superiores.
Calculadoras e cadernos interativos
Ambiente de programação LOGO (super-logo).
Régua e compasso
KING
Planilha eletrônica
Editor de texto
Editor de apresentação de slides
Ambientes de Aprendizagem do RIVED
Obras de Domínio Público
.................
Este evento não é somente uma distribuição de meios tecnológicos, mais distribuir elementos teóricos que os envolvam em um processo de resolução de problemas, o qual possibilite a compreensão de novas tecnologias no ensino e a compreensão de algumas maneiras de se integrar a tecnologia como uma ferramenta didático-pedagógica no ambiente de aprendizagem. E ainda apresentação e discussão sobre referências teóricas que abordam a integração das tecnologias na educação, com enfoque nas mídias tecnológicas, na sala de aula.
É bom lembrar que uma boa metodologia atrelada à tecnologia traz qualidade no ensino.
Temos ainda a possibilidade de particiapar de programas de formação continuada, cito: Curso de Introduçao à Educação Digital (40 horas) e Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC(100 horas) Monistrados pelos NTEs e NTMs espalhados por esse imenso Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário